domingo, dezembro 28, 2008

Lebkuchen-Panna Cotta / Panna Cotta com Lebkuchen



Trotz Erkältung (übrigends Danke für die Gute-Besserungswünsche!!!), habe ich mich doch noch aufgerafft und mich an Weihnachten an die Lebkuchen-Panna Cotta vom Tim Mälzer/ Essen & Trinken - Für jeden Tag Nr. 12 gewagt.
Es war mein erste Panna Cotta und mein erster Versuch mit Agar-Agar zu arbeiten.
Funktioniert hat es, dank des tollen Beitrags von Hedonistin über Agar-Agar. Nur irgendwie erschien mir die Konsistenz der Panna Cotta zu... krümelig. Also jedenfalls nicht glatt-geschmeidig, wie es sonst mit Gelatine ist. Vielleicht war es doch zu viel Agar-Agar.
Die Panna Cotta servierte ich mit dem Honig-Guß meines Beitrages für den kulinarischen Adventskalender.
Fazit: Geschmack - super. An der Konsistenz mit Agar-Agar muss ich noch arbeiten.


Lebkuchen-Panna Cotta

Für 4 Portionen:
4 Blatt weiße Gelatine in kaltem Wasser ca. 10 Min. einweichen. 500 ml Schlagsahne mit 40 g Zucker und 1/2 TL Lebkuchengewürz aufkochen. Topf von der Herdplatte nehmen, Gelatine abtropfen lassen, leicht ausdrücken und in der Flüssigkeit auflösen. In 4 Förmchen (à 100 ml)[habe Flan-Förmchen benutzt] geben und mind. 6 Std. oder über Nacht kalt stellen.

Meine Agar-Agar-Variante: Sahne mit Zucker und Lebkuchengewürz in einem Topf mischen. Einen Teil rausnehmen und mit 3-4 g Agar-Agar vermischen. Beide Flüssigkeiten vermischen, gut rühren und dann aufkochen lassen.

Im Original-Rezept wird diese Panna Cotta mit Kirschkompott serviert. Ich habe dazu den Honig-Guß gereicht.



Mesmo constipadinha (obrigada pelos vossos votos de melhoras) consegui fazer no Natal um doce, Lebkuchen-Panna Cotta. É uma Panna Cotta com sabor a Lebkuchen. Lebkuchen são bolos chatos, redondos numa Oblate, que parece uma hostía, mas menos gorda. Esses Lebkuchen, que há à venda em todos os supermercados durante o Natal, levam especiarias como anis, canela, cardamomo, coriandro, cravo, gengibre, noz-moscada e pimenta. Há esta mistura já pronta a comprar para pôr em bolos, em bolachas ou mesmo para fazer os Lebkuchen. Os mais famosos são os de Nuremberga. Têm uma cobertura de chocolate ou glacê de açúcar.
Tirei a receita da revista mensal que compro sempre: Für jeden Tag [para todos os dias] da Essen&Trinken [comer&beber], nr. 12.

Foi a primeira vez que fiz uma Panna Cotta e a primeira vez que utilizei Agar-Agar. A nossa Miss Slim usa sempre Agar-Agar em vez de gelatina e eu já há tempos que ando curiosa por experimentar.
Funcionou na perfeição. Só que acho que a consistência da Panna Cotta ficou meio... nem sei explicar. Com gelatina fica brilhante e tipo pudim, e com Agar-Agar tive a impressão de sentir o pó quando se estava a dissolver na boca. Talvez que tivesse posto demais do Agar-Agar.


Lebkuchen-Panna Cotta

Para quatro porções.
Põe-se 4 folhas de gelatina incolor em água fria por 10 minutos. Leva-se 500 ml de natas com 40 g de açúcar e 1/2 colher de chá da especiaria para Lebkuchen num tacho a ferver. Tira-se o tacho do fogo, escorre-se a gelatina e deixa-se dissolver nas natas quentes. Derrama-se para forminhas (à 100 ml)[usei formas para pudim flan] e deixa-se por pelo menos 6 horas no frigorífico ou durante a noite.

A minha versão com Agar-Agar: Mistura-se as natas com o açúcar e a especiaria para Lebkuchen. Leva-se ao lume. Tira-se um pouco do líquido e mistura-se 3-4 g de Agar-Agar com essa parte. Junta-se ao tacho, mexe-se tudo muito bem e deixa-se ferver.

Na receita original, a Panna Cotta é servida com compota de cereja. Eu servi-a com a Calda de Mel do meu bolinho para o Calendário Culinário do Advento.

Nota: Sabor - perfeito. Tenho é que trabalhar na consistência.

23 comentários:

Barbara disse...

Wichtig bei Panna Cotta ist nur die große Portion Sahne, die eventuelle Kalorien, die man beim Weihnachtsessen noch nicht aufgenommen hat, nach lädt. ;-)

Bei solch einem leckeren Dessert muss man ja schnell wieder gesund werden! Weiter alles Gute! :-)

mesa para 4 disse...

Ficou com um aspecto delicioso...

belinhagulosinha disse...

as melhoras nysaa,excelente receitinha,jinhos muito grandessssssssssssssssss

Sivie disse...

Hört sich toll an. Ich habe schon mit Gelantine so meine Probleme, da lass ich es mit Agar-Agar lieber gleich sein.

ameixa seca disse...

Ficou com um aspecto lindo. Não conhecia esses biscoitinhos :)
O sabor deve ser excelente!

Nathalie disse...

Ich hoffe, Du bist wieder gesundheitlich auf dem Damm. Mit Agar-Agar habe ich noch nie gearbeitet, bin froh, daß die Gelatine immer einwandfrei klappt.

Alcina disse...

Eu também não conhecia os biscoitos e panna cotta provei este ano no cruzeiro que fiz, mas nem cheguei bem a perceber o que era, gostei do aspecto deste.
Melhoras e continuação de boas festas.
Bjinhos

Rosane Vargas disse...

Ainda precisas melhorar a consistência? para mim pareceu ótima.
bjs

Eli receitas disse...

Este receita é simplesmente deliciosa.
bjs

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Valentina disse...

Este é bem o estilo de sobremesa que gosto - com cremosidade. Ainda nao fiz nada usando agar agar. cheguei ate' a comprar mas ainda nao tive oportunidade.Queria aproveitar para te desejar um lindo ano de 2009. Que ele seja um ano de muitas realizações para ti.

Flor de Sal disse...

Venho desejar que o próximo ano seja repleto de coisas boas: saúde, amizade, amor, dinheiro, emprego, surpresas agradáveis e claro … postagens fantásticas! Feliz 2009

Bete disse...

Olá Nysa!
Que recita maravilhosa, sofisticada e um com um aspecto delicioso. Adorei estou sentindo o cheirinho daquio, estou co água na boca. Vou anotar com certeza.
Parabéns seu blog esta muito charmoso!
A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Gosto muito de panna-cotta e com gostinho de Lebkuchen deve ficar uma delícia! Nunca usei Agar-Agar... onde você o encontrou?

Passei aqui também para desejar-lhe um Feliz Ano Novo!

Bia Belliard disse...

Nysa, obrigada e tb te desejo um lindo ano !A foto da panacotta esta de abrir o apetite !beijinhos

Nani disse...

Só hoje penso que fiquei a saber que o agar agar faz o mesmo que gelatina, bem....esse panna cotta ficou deveras divinal, sobremesa deliciosa que anda na minha mira para testar pois nunca fiz, Nysa um Feliz 2009 para ti e toda a família, bjs.

Ziza disse...

Vim agradecer a visitinha aprovitei para conhecer teu blog. Amei, cheio de novidades! Vou voltar certo.
Abraços e um feliz ano novo para ti!

Eva disse...

Aussehen tut es aber super lecker!!- Hoffentlich geht es dir wieder gut!- Alles Liebe und Gute für dich für 2009- ich freue mich schon auf all deine tollen Beiträge!

Nela disse...

Minha querida, Feliz Ano de 2OO9 cheio de saúde, e que concretize todos os seus desejos, assim como para a sua familía, beijinhos e obrigada por não se esquecer de mim, amiga.

Hedonistin disse...

Die Agar-Menge dürfte schon gepasst haben, aber Milch und Sahne reagieren superschnell auf Agar. Deshalb nicht sofort reinmischen, sonst gelierts schon beim Kochen, und das löst sich dann nicht mehr und fühlt sich "krümelig" an. Erst zwei Minuten vor Ende der Kochzeit einstreuen und unter Rühren die zwei Minuten mitkochen lassen.

Ich hoffe, es geht dir inzwischen besser und du rutschst gesund ins neue Jahr! Und mögest du in demselben ausreichend Zeit zum Kochen und vor allem zum anschließenden Bloggen finden! :-)

Anónimo disse...

Ainda bem que já passou a gripe! Aqui em Portugal dizem que "o pico" vai ser para a semana...Até parece uma previsão meteorológica!!!
Nunca experimentei fazer Panna-cota
(nem admira, no meu tempo não se conheciam estas iguarias!!!), mas estou tentada a experimentar em breve, antes que os meus Nètinhos, que vieram cá passar o Natal, regressem a San Diego.
Tenho muita dificuldade em entrar no seu blog (Café da Nyza.blogspot.com, não é?).
Desejo-lhe Feliz Ano Novo com tudo de Bom.Bjs. Bombom

Nysa disse...

@Andrea D.: numa Reformhaus chamada Vitalia. também deve haver por aí, nao??
@BomBom: qual é a dificuldade de chegar ao meu blog? a morada é: www.cheznysa.blogspot.com. era para dar assim!! diz-me se dá ou nao ;-))) pois antigamente ;-) a culinária vai sempre mudando! beijocas e um bom ano novo!