terça-feira, maio 10, 2005

Mahnmal des Holocausts

(para aumentar a foto, é só clicar nela)

Hoje foi inaugurado o polémico (porque houve muitas idéias e é sempre um tema delicado por aqui)monumento sobre o Holocaust em Berlim junto do “Reichstag” ( corrs. à Assembleia da República), após de dois anos de construção. Este monumento tem a dimensão de dois campos de futebol (19.000 m²) com 2700 pedras de betão e no subterrâneo existe um “Lugar da Informação” onde se pode ler e ver as estações mais importantes do crime comentido pelos Nazis aos judeus.

Cada pedra, que significa uma laje por cada judeu morto, tem uma largura de 95 cm e uma fundura de 238 cm. Apenas a altura é que difere. O conjunto das pedras é para parecer uma onda, que sugere uma lonjura sem fim e eternidade.

Só para tomarem nota: um dos processo de formação de palavavras em alemão é a composição que consiste na junção de duas palavra autónomas ou com existência no léxico da língua. Este processo não é tão activo no português como no alemão. Isto permite fazer este trocadilho bem conseguido: monumento em alemão é “Denkmal”--> Denk do verbo denken = lembrar, pensar e Mal (substantivo) = sinal. A este monumento aqui se chama “Mahnmal”: o verbo mahnen = avisar, ou seja um monumento de aviso!

PS: Que sirva de aviso para toda a gente!

4 comentários:

DoncJota disse...

Olá NYSA!Gostei mt da tua "aula" (no bom sentido)de alemão. Estamos sempre a aprender e eu gosto disso em todas as frentes!! Acho mt importante a questão da memória. Ultimamente até ando c/uma ideia que é a seguinte: a perigosidade das pessoas sem memória? Acho k isso é mt sério!

DoncJota disse...

Olá NYSA!Quero dizer.te k aprecio mt o t/blog.Sou 1novato nestas coisas de "blog's" e cheguei ao t/ pela "camadecasal". A t/escrita agrada-me e os assuntos diversificados q.b. e sem tabús,interessam.me. Adoro sexo, (hummm)e gosto também muito de ler opiniões e emoçoes de outras pessoas.LISBOA, FADO (de Mariza a Camané passando por Mafalda Arnault, etc,)JOSÉ CARDOSO PIRES (ainda não li o livro de Bordo mas a "Valsa Lenta")Chico B., Pedro Barroso (e k sensual que é a "Bonita" entre outras)e gosto muuito da escrita feminina e de descobrir a alma e o corpo feminino...Estou "convertido"! Aterrarei neste t/blog [gosto mt dos grãos de café, embora não os beba].Aqui deixo 1poema da linda Mafalda veiga que pode estar numa das paredes do t/café, k achas?
"Esperei-te no fim de um dia cansado

À mesa do café de sempre

O fumo, o calor e o mesmo quadro

Na parede já azul poente
Alguém me sorri do balcão corrido

Alguém que me faz sentir
Que há lugares que são pequenos abrigos."
xau
Doncjota

a sombra disse...

Eheheheh nysa aí está mais um fã teu.

Ele ainda não conhece meia missa.... hihihihihihi

Vamos para a frente que atrás vem gente ( ha quem goste de gente atrás , ehehehhehehe.

Ficam bem.

Nysa disse...

doncjota muito obrigada pelo teu elogio. gostei do poema e acho que já tenho o lugar ideal para ele :D um beijo grande...
PS: sombra... nao tenhas ciúmes LOL