terça-feira, maio 10, 2005

Mahnmal des Holocausts

(para aumentar a foto, é só clicar nela)

Hoje foi inaugurado o polémico (porque houve muitas idéias e é sempre um tema delicado por aqui)monumento sobre o Holocaust em Berlim junto do “Reichstag” ( corrs. à Assembleia da República), após de dois anos de construção. Este monumento tem a dimensão de dois campos de futebol (19.000 m²) com 2700 pedras de betão e no subterrâneo existe um “Lugar da Informação” onde se pode ler e ver as estações mais importantes do crime comentido pelos Nazis aos judeus.

Cada pedra, que significa uma laje por cada judeu morto, tem uma largura de 95 cm e uma fundura de 238 cm. Apenas a altura é que difere. O conjunto das pedras é para parecer uma onda, que sugere uma lonjura sem fim e eternidade.

Só para tomarem nota: um dos processo de formação de palavavras em alemão é a composição que consiste na junção de duas palavra autónomas ou com existência no léxico da língua. Este processo não é tão activo no português como no alemão. Isto permite fazer este trocadilho bem conseguido: monumento em alemão é “Denkmal”--> Denk do verbo denken = lembrar, pensar e Mal (substantivo) = sinal. A este monumento aqui se chama “Mahnmal”: o verbo mahnen = avisar, ou seja um monumento de aviso!

PS: Que sirva de aviso para toda a gente!

4 comentários:

DoncJota disse...

Olá NYSA!Gostei mt da tua "aula" (no bom sentido)de alemão. Estamos sempre a aprender e eu gosto disso em todas as frentes!! Acho mt importante a questão da memória. Ultimamente até ando c/uma ideia que é a seguinte: a perigosidade das pessoas sem memória? Acho k isso é mt sério!

DoncJota disse...

Olá NYSA!Quero dizer.te k aprecio mt o t/blog.Sou 1novato nestas coisas de "blog's" e cheguei ao t/ pela "camadecasal". A t/escrita agrada-me e os assuntos diversificados q.b. e sem tabús,interessam.me. Adoro sexo, (hummm)e gosto também muito de ler opiniões e emoçoes de outras pessoas.LISBOA, FADO (de Mariza a Camané passando por Mafalda Arnault, etc,)JOSÉ CARDOSO PIRES (ainda não li o livro de Bordo mas a "Valsa Lenta")Chico B., Pedro Barroso (e k sensual que é a "Bonita" entre outras)e gosto muuito da escrita feminina e de descobrir a alma e o corpo feminino...Estou "convertido"! Aterrarei neste t/blog [gosto mt dos grãos de café, embora não os beba].Aqui deixo 1poema da linda Mafalda veiga que pode estar numa das paredes do t/café, k achas?
"Esperei-te no fim de um dia cansado

À mesa do café de sempre

O fumo, o calor e o mesmo quadro

Na parede já azul poente
Alguém me sorri do balcão corrido

Alguém que me faz sentir
Que há lugares que são pequenos abrigos."
xau
Doncjota

Anónimo disse...

Eheheheh nysa aí está mais um fã teu.

Ele ainda não conhece meia missa.... hihihihihihi

Vamos para a frente que atrás vem gente ( ha quem goste de gente atrás , ehehehhehehe.

Ficam bem.

Nysa disse...

doncjota muito obrigada pelo teu elogio. gostei do poema e acho que já tenho o lugar ideal para ele :D um beijo grande...
PS: sombra... nao tenhas ciúmes LOL