segunda-feira, março 28, 2005

José Cardoso Pires "LIVRO DE BORDO"


"Havias de os ver, havias de os ver. Mestres sem assinatura é o que eles sempre foram e continuam a ser, mais hábeis e pacientes como nenhuns. De martelinho sagaz, aparelham pedaços de basalto na concha da mão que depois implantam na brancura dos passeios como quem implanta diamantes negros. Capricham nos artifícios, são tão mestres na figura livre como no traçado geométrico e se for preciso vão até às inscrições caligráficas num rigor de compêndio emplumado. Calceteiros. Em inglês não sei como se diz mas eu chamar-lhes-ia ilustradores ou joalheiros de calçadas, se não fosse literário de mais chamar-lhes assim. São eles, fica sabendo, que embelezam e combrem de memórias os caminhos que nós, os de Lisboa, cumprimos todos os dias."
de José Cardoso Pires em "Lisboa - Livro de Bordo", pág. 90/91

Recomendo vivamente a lerem este livro, principalmente quando se ama Lisboa como eu. José Cardoso Pires é um "calceteiro" na sua arte. "O Delfim" e "O Dinosauro Excelentíssimo" também valem a pena.
Espero que gostem. Depois de ter lido o "Livro de Bordo", andei no ano passado muito mais atenta ao chão. A foto foi tirada algures na Avenida da Liberdade.

PS: Pessoal do Porto, também têm
calçadas assim? Se sim, tirem-me fotos e enviem-me! Obrigada ;-)

1 comentário:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado