sexta-feira, setembro 21, 2007

Festa da Cerveja / Oktoberfest - Wies'n



Gestern angefangen und heute schon nicht fortgeführt - meine Lissabon-Foto-Kollektion. Der Grund: morgen fängt das größte Volksfest der Welt an, die Wies'n. Ich liebe das Oktoberfest und seit dem ich 1 Jahr alt bin, habe ich es nicht einmal ausgelassen. Letztes Jahr habe ich sogar endlich ein Dirndl gekauft, da ich mich so ausgeschlossen fühlte.
Wie vielleicht bekannt, wird ja erst morgen um 12 Uhr "o'zapft". Daher werde ich vorher - das Wetter soll ja schön werden - mich zum ersten Mal zum traditionellen Einzug der Festwirte und Brauereien begeben und hoffentlich das Münchner Kindl sehen und schöne Fotos machen.
Ich freue mich auf schöne zwei Wies'n-Wochen!

PS: morgen gibts wieder ein Lissabon-"Buidl".
***********************************************************************************************************************
Pois é, começou ontem e pára já hoje – a minha sessão de fotos de Lisboa. Mas tudo tem uma razão e esta é mesmo importante: amanhã começa a Festa da Cerveja ou Festival da Cerveja em Munique, que eu adoro. Desde do meu primeiro ano de vida que frequento a maior festa popular do mundo, pelo mundo imitada sem conseguirem.
No ano passado até comprei um vestuário tradicional, chamado “Dirndl”. Todos usam um, desde os mais novos aos mais velhos – é um culto, é tradição. E como nasci aqui em Munique, mesmo sendo bem portuguesa, só tenho que ir vestida a rigor.
Amanhã só ao meio dia em ponto é que começam a servir a cerveja, que é feita só para esta ocasião e comtém um pouco mais de álcool e tem mais sabor. Antes há o desfile tradicional dos donos das cervejarias, que acaba no arraial da festa, que vou ver pela primeira vez. Normalmente é uma rapariga, vestida com uma capa preta e amarela em cima dum cavalo, que vai à frente do desfile. Essa rapariga – eleitas – simbolizam o Münchner Kindl, que se encontra no brasão de Munique.
Por fim só queria salientar aqui uma coisa: é estranho (ou não), que esta festa em alemão chama-se Festa de Outubre (Oktoberfest) ou Wies’n, que equivale a relva, prado, campo de relva. Só em outras línguas, como na portuguesa é que o realço está na cerveja.
Espero poder postar aqui fotografias bonitas de duas semanas de festa com bom tempo!

PS: Amanhã haverá uma foto de Lisboa!

1 comentário:

Natércia Ramalho disse...

Querida te diverte na tua festa.um bjs Natércia...