quarta-feira, março 30, 2005

Até o google hoje lembrou-se dele...


Vincent Willem van Gogh... acho que todos sabemos que ele era pintor e todos nós já vimos algures o quadro mais conhecido dele “os girassóis”. Hoje faria 152 anos. Pessoalmente gosto do arranjo das cores que ele utilizava e já estive à frente desses “girassóis” na National Gallery em Londres.
A biografia de van Gogh deixa-me acreditar que génios só são aqueles que têm pouca sorte na vida. Van Gogh sofria de grandes depressões e até chegou a cortar a própria orelha depois de uma zanga grande com Gaugin, com quem vivia. Após essa ruptura nunca mais se curou e no dia 27 de Julho de 1890 feriu-se de tal maneira com uma pistola, que morreu dois dias depois.
<!--[if !supportEmptyParas]--> <!--[endif]-->

2 comentários:

Anónimo disse...

Van Gogh foi um excelente pintor mas "dono" de um mau génio terrivel, além do mais sofria de uma doença a que hoje se chama pomposamente de depressão bipolar, o que não é mais nem menos que depressão por falta de sol, luz!
Beijo doce

Anónimo disse...

cicutadocinha,
o que hoje se chama doença bipolar é mais que uma depressão... bipolar porque comprende a alteração do humor entre a grande depressão e a mania (euforia). Van Gogh nos seus momentos de mania, deu-nos uma obra impar.

A falta de sol, a mim, também me deixa tristonha.